top of page

Impactos, vulnerabilidades e adaptação

Os cenários de mudanças climáticas apontam para uma mudança de temperatura média acima de 2ºC, que incluem grandes desequilíbrios em ecossistemas fundamentais para a sobrevivência da humanidade. À medida que o planeta aquece, os padrões de chuva e temperatura mudam e eventos climáticos extremos como secas, chuvas intensas, que podem gerar inundações, ondas de frio e de calor se tornam mais frequentes, com impactos importantes em todas as regiões do planeta.

 

No Sul-Sudeste do Brasil as chuvas intensas têm sido mais frequentes nos últimos 50 anos. Além da mudança do clima, os principais fatores que contribuem para o aumento da vulnerabilidade são: a pressão demográfica, crescimento urbano desordenado, a pobreza e a migração rural, baixo investimento em infraestrutura e serviços, e os problemas relacionados à governança, com a coordenação intersetorial. Ou seja, as alterações climáticas já são realidade e constituem-se em um dos desafios mais complexos deste século, e nenhum país está imune aos possíveis impactos que poderão surgir. Os desafios estão interconectados e compreendem decisões.

Entendemos que imagens visuais atraentes podem ser a chave para comunicar com eficácia as alterações climáticas. Longe de fotos clichês de geleiras derretidas, ursos polares e chaminés, os tópicos do Relatório Especial em 1.5C (SR15) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, contam uma história mais humana e urgente.

É preciso ter entendimento sobre as causas que levam aos efeitos destas mudanças, sejam por influência antrópica ou como parte de ciclos naturais e que são específicas para cada área geográfica, ao mesmo tempo que provocam e provocarão impactos de formas e graus distintos sobre vidas, objetos e lugares.

 

 

A Majime Labs busca mapear e comunicar estratégias que vêm sendo propostas por diferentes Instituições, Programas e Projetos, no âmbito de adaptações climáticas e temas transversais, promovendo o acesso ao seu conteúdo reduzindo barreiras tecnológicas de acessibilidade e transformando dados complexos em linguagem simples, seja através da leitura ou do audiovisual, trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nos ODS 4, 12 e 14 e apoiando os 10 desafios da Década dos Oceanos.

Através dessa abordagem, nosso foco é acessibilizar a informação e contribuir para a construção e divulgação de um material digital que realize uma comunicação visual não apenas atraente, mais também acessível e sobre narrativas reais. 

ODS4.jpg
ODS12-1.jpg
ODS14-1-1.jpg
bottom of page